sábado, 23 de outubro de 2010

Torino

Dia 23 Outubro

Costiglione D`Asti

Nada de Torino hoje, ficamos aqui e vamos sair em Alba nesta tarde. Torino fica para amanha! Seguramente.
O que fizemos essa semana no ICIF?!
Vamos la!
Segunda feira: I Gelati e i Sorbeti. Feitos na maquina de sorvete aqui da escola. Vcs nem imaginam o sorvete que sai de uma maquina que custa o valor de um carro chique... É o `ultimate` dos sorvetes!
Gelato base crema: leite, açúcar, creme de leite, gema, pouco suco de limão e vanila.
Gelato base fiordilatte: leite, açúcar, creme de leite, leite em pó, açúcar invertido e vanila.
Gelato base Fruta: Leite, purê de qualquer fruta (no caso pêra) açúcar, glucose e suco de limão.
Sorbetto alla salvia:  Água, açúcar suco de limão e sálvia.
Chorem...
A tarde, Pasticeria e doces: Baci di dama, Biscotti di Meliga, Bonet, Panna Cotta com Fragole.

Terça feira: Noções teóricas e práticas para o serviço de salão.
Manha e tarde com o nosso maestro Giancarlo. Tenso e sonolento. MA VA BENE!
Quarta feira: Sucesso, quase bem sucedido na cozinha do restaurante. Cozinhamos para todos os estudantes. 60 no total. Preparamos uma coxa de frango ao pomodoro e um gnochi ao carciofi com pomodoro fresco.
Deu para sentir?
A tarde, fomos ao Torronificio Barbero di Asti. Basicamente uma fabrica de torrone. Crocantes e macios, com avelã ou pistache. Comprido, barra ou coberto com chocolate. Muita tradição e um cheiro muito bom. Fomos bem recebidos e a visita foi muito agradável.

Quinta feira: PASTA FRESCA! MAMMA MIA!
Agnolottini Del Plin. Clássico Piemonte. Muito bom. Servido com o brodo de arrosto extraído da assadeira que assou o recheio que é significativo e caracteriza a pasta.
Tortellini in Brodo e Lasagnetta di Farro com Ragu di Piccione, que estava inesperadamente divina. Crocante, saborosa e cremosa, montada na hora com discos de pasta pré cozida e finalizado no forno.
A tarde na cozinha prática uma zona. Antipastos que saíram meio na raça, pois a `boa vontade` do cheff não ajudou. Fomos de ovo pochet empanado e frito servido com o famoso Cardo de Nizza Monteferrato e fonduta de grana padano, passando pelo enformado de bacalhau(médio) terminando com um pimentão recheado com patê de atum. Bem gostosos.
Na sexta, fechamos com chave de ouro. Visitamos a famoso casa de Consorzio Del Culatello di Zibello. O Numero  1 da charcrutaria italiana. Basicamente é uma peça nobre do pernil do porco, temperado com sal, pimenta e um vinho frisante especial da região. Fica muito tempo no subterrâneo húmido da antiga casa. Tanta carne pendurada que vcs nem podem imaginar. O fungo que se desenvolve neste porão impede a ação das bactérias e com o tempo se desenvolve no exterior da bexiga. Considerado o top cream do barato. Consorzio funciona de forma muito interessante. Quando sai uma nova remessa para o tempo de cura, quem quiser entrar para o consorzio pode comprar quantas peças desejar e pagar anualmente para que cuidem de sua peça de carne no porão mofado. Custa muito caro. 50 euros o KG aproximadamente. Depois de muitos anos vc pode buscar sua carne já reservada. Eu me senti na caverna do tesouro!
Almoçamos num restaurante da região, pequeno vilarejo, porém um restaurante de classe. Comemos, claro, o tal do culatello( Culatello pq é a parte interior do pernil, perto do culo do animal, que ironia não!?) sensacional.
A tarde nos deparamos com uma singela casa no meio do nada, que nos impressionou. Uma família de tradição, que eu nunca haverá de ter visto na minha vida. Produzem o verdadeiro e único Aceto Balsâmico Tradizionale di Modena.
Que consiste num simples método de produção. Um blend de uvas viníferas, entre elas uma uva que é muito ácida para fazer vinho mas é ideal para o Aceto, cozido por umas 36 horas. E depois de concentrado o açúcar vai para o demorado processo de envelhecimento. Que segundo normas deve ser de pelo menos 12, eu escrevi 12? Sim 12 anos. E que vai até 35 anos, ou mais. Chamadas de baterias de botes, os mostos cotos vão se concentrando de forma natural, por evaporação, e passam de um bote para o outro para envelhecer e concentrar. No final, um resultado inesquecível, incomparável e inigualável.
Comprei um fresco (12 anos) e um extravecchio (35 anos). Oportunidade única, que dói um pouco no bolso, mas acredito que vale a pena. Vai saber quando eu vou voltar para Modena.
Semana resumida em poucas palavras, comparadas com o tamanho da experiência adquirida e dos bons momentos em contato com a tradição de muitos e muitos anos espalhadas pelo território desta península antiga e enraizada.
Amor Paz sempre PAZ E AMOR



Dia 24 de Outubro


Torino

Festival slow food!

Vamos para Torino e vamos averiguar o que se passa neste evento!

Logo logo entram as fotos!


Noivado do meu irmão hj!
PAZ!

4 comentários:

  1. Cara, eu não tenho a menor idéia de como eu achei o seu blog, mas ele é sensacional. Sempre acompanho. Boa sorte por aí e continue postando!

    ResponderExcluir
  2. Ufa!
    que semana ein!!

    pra variar bateu a fome agora que li seu post!
    quero ver mais fotos!

    muito legal esse pernil! come como um jamon?

    muitos beijos!

    ResponderExcluir
  3. Mozinhooo...
    q falta vc fez!!!
    sabia q vc fez todo mundo chorar com o q escreveu pro noivos?? foi lindo!
    dormimos no seu quarto! q saudade de vc!!
    aproveita tudo ai... num piscar de olhos vc ja vai tá aqui!
    agente te ama muito!
    vc faz uma falta danada!rs
    beijoos

    ResponderExcluir
  4. Oi filhote,

    A Mell acabou de postar e eu estava por aqui.
    Li algumas vezes seu último post, muuuito bom!

    Foi muito boa mesmo a nossa festa, mas claro que você estava presente nas conversas e na carta que enviou. Todos se emocionaram, principalmente os noivos, que estavam lindos e radiantes.
    Saiba que li sua carta sem cortes!!!

    Tenho muita saudade e muito orgulho de você.

    Te amo,

    Mama

    ResponderExcluir