sexta-feira, 15 de outubro de 2010

E mais e mais.... mais....

Dia 15 de Outubro

ICIF

Eu quando cheguei aqui, pensei logo de cara: Escolão, hein?!
De fato, um lugar muito especial. Os ultimos dois dias de aula, seguiram ao passo da enologia. Um sommelier, Giancarlo, o barba com cara de mal humorado, usa uma peculiar vara para apontar seus mapas e fotos no data-show, e por uma questão de exclusividade, esta vara de formato estranho e peculiar, me parece que foi tirada de uma videira. Ensina muito bem, sem preguiça de, pelo menos tentar, ensinar tudo o que pode, sempre diz muitas coisas que eu boto muita fé. Graças ao seu prêmio de melhor sommelier da Europa, segundo fontes.
Aprendi muito nesses dois dias de sono na caverna profunda do mofo e humidade, onde as garrafas reposam a muito tempo esperando que seu mestre venha em algum momento, retira-las do lugar para serem abertas de forma elegante e servida em quantidades perfeitas nas diversas taças, de aprendizes ávidos e sedentos. Algumas vezes são criticas boas, as vezes ruins e raramente se ouve um elogio de seu mestre, sempre frio ao analisar aquele liquido miraculoso.
Eu vou andando, andando eu vou.
Na pasticeria, o poppeye Mario Sobya, tem uns 75 anos de idade e corre mais do que qualquer outro professor, instrutor ou diretor. Ensina com tanto amor, que na última aula eu me emocionei e meus olhos até marejaram. Já passamos pelo pão comum, focaccia, sardenara, grissini, pizza, ciabatta entre outros clássicos. Apesar do atual excesso de alunos amassados no espaço, deu para o cheff correr bastante entre os alunos, na maior parte das vezes maior que ele, e pegar as alunas no colo. Zoa com todo mundo, tem restaurante em Torino e um óculos que vira e mexe se lambuza com o azeite extra virgem que escorre quando ele pega o vidro e despeja nas receitas.
Aprendemos com o Andrea, cheff de um restaurante que fica em um castelo parecido com esse do ICIF e tem uma cozinha mais moderna, com bastante molecular, a técnica de MARINATURA em um pedaço de mignon e também num filé de truta salmonada. A parada é sinistra maluco! (o carioques está entrando porque tem alguns cariocas na turma, inclusive um deles é meu chara e está dividindo acomodação comigo) e a carne ficou bem modificada, graças a desidratação promovida pelo sal e açucar, no caso da carne de vitelo, e todas as ervas aromáticas, que no caso era a matéria da aula.
Receita de Limoncell
½ de Azeite extra virgem
½ de sumo de limão siciliano
Sal a gosto
Preparo: Usando um batedor de arame, agite até homogenizar e obter uma coloração verde fluosforesente (tá certo?)

ATENÇÃO!!! Novidade para vc leitor! Participe desta enquete deixando um cometário abaixo com duvidas e sugestões.
Em que região ou cidade da Itália, vc leitor pensa ser melhor para eu fazer meu estágio de 4 meses em cozinha profissional?

5 comentários:

  1. Fala Mozão, Pelo jeito o negócio tá sinistro! Eu estou aqui de volto ao batente de sempre.... Já estou com saudades de nossa viagem.
    Força garoto...

    Abração
    Wili

    ResponderExcluir
  2. Gui,
    Eu adoro passear por aqui,fico babando.Literalmente!
    hahahaha
    beijo queijo

    ResponderExcluir
  3. Oi Gui!
    Que bom saber de ti.
    Por aqui andamos em ritmo de 2. turno! Coisa morna... Discussão de aborto e de casamento homo!
    Século passado!... Ainda não sabemos se o Tiririca confirmou sua eleição!
    E la nave va!
    Fiz uns docinhos de milho verde que até eu gostei. E eu não sou de doces... Quando voltares farei de novo.
    Beijão Guiiiiiiiiiiiiii!

    Jacinta

    ResponderExcluir
  4. mozão!!!

    que delícia! eu também me encanto muito estudando o que eu gosto. Essa semana eu fui na bienal aqui em sp, tá boa e cheia de coisas, tinha até urubu em cativeiro (mas virou poêmica, como tantos outros trabalhos, e já trataram de tira-los de lá). Queria muito te levar lá! vc ia curtir!!

    aproveita o máximo essas caras que dominam essa arte por aí!

    te amo, saudades e muitos beijos!

    ResponderExcluir
  5. Tanto faz animal! Você consegue captar as pequenas coisas. Todo lugar é lugar pra ti.
    Beijo grande e sucesso.

    ResponderExcluir