quinta-feira, 17 de março de 2011

Já fui!


Dia 16 dos março de 2011

Ragusa Ibla
Ristorante Duomo – Ciccio Sultano

Então, depois de tantos anos sem escrever nada, eu retorno aqui de frente ao mini computador portátil para dizer qualquer coisa para vocês que sempre me acompanharam e sempre confiaram nestes textos para trazer alguma coisa a mais para suas vidas.
Claro que depois de toda a adaptação, não tem muito o que vos dizer. Basta seguir a rotina e continuar sempre em frente. Sem reclamar, isso é importante. Descobri uma coisa muito importante nestes últimos dias, eu estava entre duas conclusões, ou eu era muito folgado, ou eles que pegavam muito pesado. Claro que eu era folgado. Mimadão da mãe. Sabe? Do tipo mamãe quero nanar...
Tudo bem. Bastou um mês e eu entendi o que se passa. O mundo da cozinha é assim mesmo. Hierarquia. Seguir ordens, fazer direito, rápido e não abrir a boca.
Regra numero um: Nós não pensamos. Quem pensa é o chef e o sub-chef. Eu não devo pensar em nada. Eu não represento nada. Não sou ninguém. É uma quebra de moral para mim que consegui vencer desafios muito maiores do que carregar caixas de peixes e de verduras. Mas a cozinha é assim. Injusta na maioria dos casos e mais violenta que qualquer outro posto de trabalho existente. Já dizia minha cunhada!
Mas o que vale é aprender e aprender. Trabalhar e trabalhar até que possa chegar no posto de pensar e dar as ordens. Uma sobre a outra mesmo. Não interessa, se não terminou é porque está muito devagar.
``Mas trinta segundos não é suficiente``
``Não me interessa um cazzo``
E no fim a gente se adapta. E aprende a dedicar toda a energia mesmo sem receber nada. É assim.
E agora com esse pensamento mais humilde as coisas parecem melhorar. Bastou eu pensar menos e trabalhar mais. Não mais do que antes, porque desde que eu cheguei eu me dediquei sempre no meu quase(porque tem que ser verdadeiro) máximo. O importante para mim foi mesmo parar de pensar.
Lembrar de tudo e tudo mais.


Fora cozinha nada acontece. Uma pena. O tempo que não estou na cozinha, ou to em casa dormindo ou com a bicicleta por ai. Alias a Mara sofreu um acidente terrível. Chorei... Minha Mara...
Aconteceu no domingo, eu sai na chuva para fazer uma bela trilha do outro lado do rio. Sai com chuva mesmo porque sabia que o barro estaria ainda virgem para os pés da minha Deusa. Fiz toda a trilha que no final acaba com uma bela escadaria de pedras grossas e irregulares. Muita adrenalina!
A Mara fez tudo certinho!  Já era a terceira vez que descia ali, mas com chuva foi ainda mais legal. Tudo nos esquema, umas duas paradas para tirar o barro dos olhos e vamos em frente. Já em Ibla eu fazia o trajeto para chegara casa e um grupo de jovens me olhava com os olhos atentos: `` Ma che cazzo sta facendo??``
Me olharam tanto que eu resolvi dar uma buzinadinha, e foi ai que eu cometi o erro mortal. Perdi a traseira na curva molhada e a roda acertou o carro estacionado com violência. Entortou a roda ferozmente. Chegamos em casa naquela fatídica tarde de domingo caminhando... Chorando... Levei logo no dia seguinte a roda para uma loja de bicicletas para ver se poderíamos reparar aquele terrível ferimento. Sim, mas não ficara jamais perfeito... Tem que trocar...
Agora me encontro sem saída. Tenho que voltar para o Brasil com a Mara machucada mesmo e resolver esse problema no outro lado do oceano atlântico.
Os malucos queriam 50 euros para uma roda nova... beberam.

No fim tudo bem. Restam-me só quinze dias mesmo.


Agora é só trabalhar e aprender tudo que tem pra aprender. Além do que eu já vi.



Frase: Pois malandro pra ser malandro tem que ter fé.



Dia 17 marzo 2011

É oficial! Duas semanas e via.

A transformação é evidente e aquele que parecia ser o mais insuportável passou a ser o maior maestro e aquele que parecia ser o maestro passou a ser mais do que insuportável.
No final das contas o sub-chef é o mais engraçado e o maior professor. O resto se trata de merda e bosta de gato.
São todos uns parasitas. Quero mais é mocotó.


Salve salve simpatia!!!!


3 comentários:

  1. Recebeu meu e-mail!

    Tá chegando a hora de voltar!!
    Estamos te esperando!!
    Beijos da Cunhada!

    ResponderExcluir
  2. Ola! Sua mae me mandou seu blog por email, vim aqui dar uma olhada e ja estou te seguindo... Meu nome eh Aline eu moro em Londres ja faz alguns anos... Muito legal sua viagem pela Europa! Voce eh corajoso!!! Bjao

    ResponderExcluir